top of page

La Terreur vs le Marquis de Noailles


Foi ontem identificado um buril de Noailles, produzido sobre sílex proveniente da Estremadura portuguesa, nas escavações que decorrem no sítio da Cardina (Vale do Côa).

O buril é um utensílio sobre lasca, obtido através de uma técnica específica, denominada "golpe de buril", que permite a obtenção de uma fina aresta cortante e resistente, e é geralmente associado ao trabalho sobre osso, haste e mesmo à produção de arte.

Especificamente, o buril de Noailles é um "buril sobre truncatura retocada, frequentemente múltipla, sobre lasca ou lâmina fina, de pequena ou muito pequena dimensão, cujos levantamentos de golpe de buril são frequentemente parados por um pequeno entalhe" (Sonneville-Bordes, Perrot, 1956).

Trata-se de um utensílio típico do Gravettense, frequente nas regiões da Dordonha (França) e Cantábria (Espanha).

O nome de Noailles advém do sítio arqueológico localizado junto daquela povoação francesa, a partir do qual foi definido este tipo de utensílio. Esta povoação deu igualmente nome a uma família da nobreza francesa que viu vários dos seus membros guilhotinados durante a Revolução Francesa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
RSS Feed
RSS Feed
bottom of page