top of page

Estudo das matérias-primas de La Dehesa

O sítio de La Dehesa (El Tejado de Béjar, Salamanca, Espanha) foi o primeiro, e até ao momento único, sítio com ocupação paleolítica, documentado no interior da Meseta norte. Trata-se por isso de uma jazida fundamental para a compreensão das redes definidas pelas matéria-primas em toda esta região.

Em 1999, dois participantes deste projecto (Javier Mangado Llach e Thierry Aubry) haviam já observado sumariamente estes materiais. Contudo, nas últimas semanas, temos-nos deslocado até ao Museu de Salamanca (onde os materiais se encontram depositados), para estudar de forma sistemática a proveniência das matérias-primas aí identificadas.

Para esse estudo contamos com a colaboração do arqueólogo José Francisco Fabián García, responsável pelo estudo de La Dehesa, e do Museu de Salamanca, nas pessoas do seu Director, D. Alberto Bescós Corral, e restantes funcionários, a quem agradecemos o acolhimento.

De entre as as fontes já identificadas, salienta-se um conjunto, embora reduzido, de peças, cuja matéria-prima provavelmente provém de fontes localizadas na zona de Rio Maior (Portugal). Trata-se da maior distância documentada até à data para esta matéria-prima, perfazendo mais de 300 quilómetros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
RSS Feed
RSS Feed
bottom of page