top of page

Les jeux sont faits


Foi recentemente aprovado o projecto investigação científica “Do Neandertal ao Homem anatomicamente moderno no centro da Península Ibérica: simbolismo e redes sociais no Vale do Côa”, co-financiado pela Fundação para a Ciência e pelo FEDER, através do Compete 2020.

Este projecto iniciou-se oficialmente dia 1 de Junho e integra 17 investigadores integrados em 7 instituições, de Portugal (Fundação Côa Parque, CEGOT e MARE da Universidade de Coimbra, UNIARQ da Universidade de Lisboa, e LARQ da Direção Geral do Património Cultural), Espanha (SERP da Universidade de Barcelona) e Dinamarca (Universidade de Aarhus).

Um dos objectivos do projeto visa reconstituir as sociedades dos caçadores-artistas paleolíticos que se sucederam no Vale do Côa e definir os seus territórios, com base no estudo do aprovisionamento de matérias-primas utilizados.

A equipa da Fundação iniciou esta semana os trabalhos de campo necessários para o estudo de caracterização petrográfica e geoquímica que serão desenvolvidos em colaboração com investigadores da Universidade de Coimbra. Estes trabalhos permitem desde já avaliar a extensão do território regional de aprovisionamento, que se estende entre o Vale da Vilariça e Almeida.

Brevemente, retomar-se-ão os trabalhos de escavação e prospecção para melhor caracterizar as rochas que foram transportadas desde a Estremadura Portuguesa e a Meseta até ao Vale do Côa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
RSS Feed
RSS Feed
bottom of page